URGENTE: Cercados, Guarani Nhandeva temem ataque de pistoleiros em retomada no Mato Grosso do Sul

Após a retomada de uma fazenda localizada dentro da Terra Indígena Ypo’i/Triunfo, no município de Paranhos (MS), fronteira com o Paraguai, indígenas do povo Guarani Nhandeva foram cercados por pistoleiros e, com medo de ataques e mortes, pedem a presença da Polícia Federal. A retomada ocorreu no início desta semana e o grupo está isolado e sem alimentação.

“Precisamos de apoio o mais rápido possível. Estamos cercados e em perigo”, denuncia uma das lideranças da retomada, não identificada por razões de segurança. “Parte do grupo foi dividido pelos pistoleiros que estão nos cercando. Ficamos sem comunicação com o pessoal que está na retomada”.

Segundo informações dos indígenas, a tensão tem aumentado na retomada e nenhuma autoridade chegou ainda na área. Temendo que ataques ocorram à noite, os Guarani Nhandeva reforçam que a presença da Polícia Federal é urgente.

A Terra Indígena Ypo’i/Triunfo foi identificada e delimitada pela Funai, em abril de 2016, com 19,7 mil hectares. Em 2009, dois professores indígenas foram assassinados nesta área.

Saiba mais: https://goo.gl/m2sm62

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *